CUIDADO!CLIENTES TÓXICOS!

Atualizado: Ago 16




Para quem trabalha com o setor B2B (Business to Business) eles são mais raros, porém não deixam de estar presentes, de que qualquer maneira quem atua no B2C ( business to consumer) encontra eles com muito mais frequência.


Já ouviu falar de pessoas tóxicas? Então, essas pessoas também podem se tornar clientes.

E aí que diversos problemas começam, mas se você conseguir identificar no início é capaz de evitar muitos problemas no futuro com esse cliente.


Veja alguns dos seus comportamentos:


1 - Sempre quer obter vantagem, não aceita troca justa;

2 - Fala mal da empresa e dos serviços, mas sempre é um cliente ativo;

3- Quer exclusividade;

4- Ameaça demitir os funcionários da empresa;

5- Deixa os mesmos desmotivados com sua presença.


Há maneiras de evitá-lo, imunizá-lo, mas para manter a saúde da empresa, em alguns casos, é melhor dispensá-lo.

Claro que além desses há bilhões de outros comportamentos, porém não é muito difícil de perceber esse tipo de cliente. O que é difícil é saber como neutralizá-lo, acompanhe algumas dicas:






1. Não deixe espaço, seja claro.


Seja específico com todos os clientes, não somente com o tóxico. No começo pode ser difícil identificá-lo. Mostre as regras da empresa, sempre faça contratos, assim é muito difícil dar margem para o cliente "inventar histórias", pois tudo escrito é mais fácil.


2. Atendimento eficiente e rápido.




Seja eficiente, mas procure a rapidez. O cliente tóxico sempre vai querer conversar e trazer algum tipo de problema seja pessoal ou não, se ele reclamar sobre sua empresa ou seu atendimento peça sempre para que essa reclamação seja por escrito. Peça desculpas e informe que tem que seguir com outros atendimentos ou demandas.


3. Ás vezes alimente o ego dele





Sim, por mais que pareça estranho às vezes você terá que alimentar o ego deste cliente: Agradecendo-o por alguma "sugestão" ou por mostrar constante interesse na empresa. Ele é tóxico, mas ainda assim é seu cliente. E quando você elogia uma pessoa, por mais tóxica que ela seja, ela ficará grata.


QUANDO O JEITO É DIZER ADEUS!


Apesar do esforço em tentar manter um cliente tóxico, às vezes, não é possível e a solução é cancelar o contrato. Exatamente isso, arcar com o prejuízo e cancelar, porque sua saúde mental não tem preço!

E se o cliente falar mal de mim?


1. Se você fizer tudo de forma correta, dando um prazo para o cancelamento ou terminando o serviço, ele não tem o porquê falar mal. Todos vão perceber que ele não tem razão.


2. Trabalhe seu marketing e mostre feedbacks positivos. 50 feedbacks positivas contra dois negativos são impossíveis de destruir sua empresa, pois faz parte do processo.


3. Mesmo que esse cliente abale você emocionalmente, jamais o trate com rispidez ou deselegância, aconteça o que acontecer, porque ele é um cliente.

4. Em nenhuma hipótese volte a fazer negócios com ele, mesmo se as ve

ndas estiverem baixas. Sinta a liberdade emocional e parta para novos “leads” ou converse com outros bons clientes.










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