Entendendo o conceito de Persona e como criar uma.

Atualizado: 6 de Nov de 2019


Foto by @serringe

Afinal o que é Persona?


O conceito de persona é criar a imagem do cliente ideal para o seu negócio. Claro que esse cliente não será tão imaginativo, pois a base de sua criação é fundada em dados reais sobre o comportamento e características dos clientes, tal como: histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e interesses.

A figura da persona nos ajuda a criar estratégias voltadas para um determinado nicho de mercado, focando no que aquele cliente ideal consumiria, quais seriam seus interesses, o que poderíamos associar com o produto/serviço para ganhar sua atenção.

A criação da persona lembra muito o manequim de loja: com peruca, enfeitado com colares, pulseiras e, às vezes, maquiado. Isso tem como objetivo cativar o cliente que olha a vitrine e se identifica com aquele “look”, ou se interessa pelos acessórios.

Existem diversos tipos de persona e inúmeras aplicações, entre os mais famosos podemos destacar: buyer persona, brand persona, proto persona e audience persona. No marketing de conteúdo iremos utilizar somente o buyer persona, conforme o conceito que foi descrito.


Como criar uma persona?


Para criar a persona existem alguma perguntas fundamentais que você deve responder.

Meu consumidor principal é homem ou mulher?

Qual a profissão?

É casado? Tem filhos? Qual a faixa etária?

Quais são os hábitos? Manias?

Quais as preferências desses consumidor?

Quais os objetivos pessoais e profissionais?

Um exemplo de criação de Persona :

Ana, 25 anos: Ana está estudando design de interiores, porém já atua na área sendo gerente na empresa do pai. É solteira, mora sozinha, não possui filhos é uma pessoa bem independente e muito decidida. Ela ama viajar com a família, porém não possui muito tempo devido a pouca idade, as inúmeras responsabilidades e atribuições da rotina.

Ela gostaria de planos de viagens mais inteligentes e práticos, nos quais ela pudesse somente desfrutar da companhia da família por poucos dias, mas visitando muitos pontos turísticos.

Essa criação de persona como vocês puderam ler seria ideal para uma agência de viagens/turismo.

O mesmo deve ser realizado para a crianção de qualquer negócio, você pode criar várias personas, mas o ideal é que você comece realizando a criação de três perfis, lembrando que a persona pode ser pessoa física ou jurídica.

Ainda sente dificuldade? Dá uma olhada no gerador de personas, ele te ajudará a identificar esse perfil: https://geradordepersonas.com.br/


Qual a diferença de buyer Persona, personagem e público-alvo?

O público-alvo é uma visão geral, podemos considerar mas uma análise estatística que envolve questões demográficas, socioeconômicas e comportamentais que definem as ações do seu negócio.

O Buyer Persona seria como ir em um âmbito mais profundo do público alvo, verificar a profissão dessas pessoas, imaginar a rotina, verificar suas preferências situacionais e emocionais que podem servir para induzir a compra. A diferença do buyer persona e do personagem, é que o personagem para o marketing tem a função de comunicar os valores de uma marca com intuito de cativar os clientes.

Ainda sente dificuldade? Dá uma olhada no gerador de personas, ele lhe ajudará a identificar esse perfil: ir ao público-alvo, torná-lo confidente. Seria algo totalmente fictício e que ao mesmo tempo representasse a empresa, algo como um mascote. O buyer persona não é uma criação, ele é baseado em dados, ele não representa a empresa, mas ele é se sente representado por ela, realiza a busca de seu produto/serviço a fim de definir-se ou satisfazer seu interesse, desejo, consumo.

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